sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Intervenções da Area Metropolitana Porto

Reforçar a mobilidade metropolitanaSíntese das principais linhas de actuação a promover nesta área são as seguintes:Afastar dos eixos actuais o tráfego rodoviário de travessia simples do centro da AMP, o que torna imperiosa a conclusão do IC24, bem como das ligações ao IC1.Articular internamente a AMP na sua rede de estradas em pontos críticos, promovendo a coesão territorial e garantindo uma acessibilidade interna mais homogénea, aos centros e aos espaços de protecção ambiental, nomeadamente concretizando a ligação de Arouca ao nó da Feira, das variantes às EN14 e EN104 na Trofa e Santo Tirso, IC29 e suas ligações em Gondomar, construção da A32 S. João da Madeira-Feira-Carvalhos, ER327- Ovar (IC1)-S. João da Madeira (IC2) e o plano integrado de acessibilidades de Vila do Conde e Póvoa de Varzim.Proceder à consolidação da rede do Metro do Porto, com a construção do troço ISMAI-Trofa, Boavista-Matosinhos, Estádio do Dragão-Gondomar, extensão da linha de Gaia até Laborim, criando aqui um novo interface de transportes, e prolongamento da linha do Hospital de S. João até à Maia. A segunda fase da expansão do Metro do Porto deve também entrar, desde já, em fase de estudo de implementação.

Comentário:
O desenvolvimento dos acessos nas áreas metropolitanas é inevitável pois, hoje em dia a população trabalhadora das grandes cidades mora nas áreas residencias da periferia pois o custo de habitação é mais baixo, logo cada vez mais o accesso ao centro da cidade é indespensável .

Sem comentários: